terça-feira, 2 de novembro de 2010

Obrigado - enquanto o proximo post nao sai...

Aos muitos que têm preferido o bacalhau (de bicicleta) com todos, em especial os que têm enriquecido a receita com comentários, sugestões e apreciações.

Meus amigos,
Não preciso de vos dizer que este prato tem sido delicioso, que me tem dado um gozo tremendo, incomensurável pescar o bacalhau, demolhá-lo, cozinhá-lo, temperá-lo, degustá-lo em primeiro lugar e servir-me da mais suculenta posta. E apesar da ementa parecer sempre a mesma, o certo é que para mim vai tendo sabores tão diferentes e sempre magníficos… talvez sejam as diferentes latitudes e longitudes do preparo; talvez o refinamento do método ou dos ingredientes; talvez a afectividade e carinho dedicados ao cozinhado, talvez uma fome insaciável; talvez tudo e nada; talvez não interessem as razões. Mas seguramente sem os vossos saberes e sabores, que gentil e lisonjeiramente têm acrescentado ao bacalhaudebicicletacomtodos, o paladar seria muito menos rico, o aroma menos intenso e o bacalhau seria a solo e não com todos. Por isso aqui fica o meu grato agradecimento e reconhecimento pelos mais de 300 contributos à receita e 35 000 que provaram ou comeram - repetindo ou não.
Gostava de personalizar a cada um de vós, que tem deixado mensagens (no blog, no facebook ou mail) que muito me envaidecem e estimulam, um obrigado sentido e sincero, mas não é possível – não tenho os contactos e não tenho disponibilidade/tempo…
A última coisa que queria era que cada um olhasse para esta mensagem e pensasse o que eu penso quando o Rodrigues dos Santos olha para a câmara e diz: “para você em especial obrigado e boa noite”, ou coisa do género… é que as vossas mensagens tocam-me mesmo (talvez da idade, da distância, da solidão, mas seguramente do conteúdo das mesmas) e acreditem que me dão energia e estímulo – não que já tenha faltado, mas nunca é demais!!
Com muito apreço e amizade,
Bacalhau Salgado (nunca de molho!!)

22 comentários:

  1. Idílio, tens é que vir fazer o teu bacalhau com broa, o do casório soube a pouco

    ResponderEliminar
  2. e beber um brandy velho de frasqueira com 30 anos de garrafa e desconfio que uns 42 lá em casa

    ResponderEliminar
  3. Estimado colega

    Repito o que disse há uns tempos. É um verdadeiro privilégio ler este blogue.
    A maturidade da escrita é cativante.
    Continue a apreciar a jornada, a sonhar alto e a servir-nos este bacalhau supimpa. Dizem que a sorte protege os audazes e eu desejo-lhe o maior sucesso nessa aventura ímpar!

    Parafraseando H.G.Wells, quando vejo um adulto numa bicicleta, não perco a esperança na raça humana...

    ResponderEliminar
  4. Caríssimo Idílio, eu é que lhe agradeço a boleia que me tem dado na sua bicla. Eu é que agradeço os cenários que me tem pintado, sejam eles filtrados pelos vermelhos do Outono, pelo azúl imaculado do céu, ou encharcados pela chuva abundante que por vezes tem apanhado. Eu é que lhe agradeço pelo silêncio da estrada apenas recortado pelo roçar dos pneus na gravilha e no asfalto. Eu é que lhe agradeço pelas pessoas que me tem apresentado, pelo cheiro da maresia, pela vida de S.Francisco. A si, acredite, um grande Bem Haja. Carlos Chaves

    ResponderEliminar
  5. Caro conterrâneo,
    Fiquei surpreso quando ontem ao passar na santa terrinha me dizem "o Ilídio está a fazer uma viagem de bicicleta polo to polo". Nem queria acreditar, mas na verdade, do que ainda me lembro de ti logo considerei que serias homem para esse tipo de proeza.
    Hoje de manhã já na escravidão do trabalho lá procurei pelo blog e trista sina a minha quando uma "coisa" chamada gate defender me manda consultar o administrador da rede para poder ver o blog. Agora no descanso do lar cá estou eu a escrever alguma palavra para um amigo que já muito consideração tinha mas que muito mais subiu na minha escala.
    Se todos tivesse-mos uma pequena percentagem dessa tua coragem não precisaríamos de viver escravos das rotinas diária e deste país que está cada vez mais "malvado" à custa da "culpa que morreu de velha".
    Quero aproveitar para manifestar todo o meu apoio e desejar o maior sucesso nessa grande aventura.
    Fernando Vaz - Ramalhais - Pombal

    ResponderEliminar
  6. Eu também vou... não vou tão longe, não ando tanto... mas, graças a estes relatos, também vou...
    Keep riding!

    ResponderEliminar
  7. Venho aqui regularmente sempre à coca de mais um post deste valente!
    Não conheço o Idílio. Também andei pelo Quelhas embora alguns anos antes dele. Mas já divulguei a "epopeia" nos grupos do ISEG no Facebook.
    Obrigado pela prosa, boa viagem e força!

    ResponderEliminar
  8. foi um desalento não te ouvir hoje com o Candeias, não aceitas o repto semanal?

    ResponderEliminar
  9. Apesar do nosso contacto aqui ser só de vista admiro a ousadia e volto aqui diariamente na busca de notícias e esperando que a energia emanada daqui para ai em cada leitura seja um acrescento que ajude à viagem.

    Abraço,
    Rui

    ResponderEliminar
  10. Eu aqui ansioso por um post que descreva o início da tua aventura no México....

    Força Idílio! Estamos sempre contigo e à espera que partilhas as tuas novas aventuras.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Idílio, além da mensagem (como o rodrigues dos santos) "para vc em especial, obrigado e boa noite", posso contar com a piscadela? :D

    Olha, eu é que agradeço a tua partilha e atenção!!!

    Um bjnho e um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Caro Idílio
    Vê lá se te apressas a actualizar o blogue, pois este bacalhau vicia e não tem espinhas. E nem precisamos de palitar os dentes depois... Mas há uma dúvida que me inquieta: sempre que ando de bicicleta fico com o traseiro (cú em português corrente) em ferida. Após tantos milhares de quilómetros a pedalar já não deves saber se o tens ou não!? Ou será porque o tens de tal forma calejado que não tens medo de nada? Como interpretar, face ao teu caso, o adágio popular "Quem tem cú tem medo". Que raio de dialéctica tem arrranjei! Um grande abraço do milhoto ex_RUMMo. Palhares.

    ResponderEliminar
  13. Fez-lhe bem a paragem em São Francisco. As palavras fluem melhor e nota-se uma alegria meiga, menos factual e mais sentida, para com o que vê e relata. As descrições são mais realistas ou, pelo menos, eu sinto-as melhor. À referência ao jovem ajoelhado derreti-me num Ohhhhhh! e fiquei deveras desapontada que aqueles morangos, fossem apenas morangos, e não os mais saborosos da sua vida.
    Fiquei também muito contente por verificar o corte de cabelo e, em especial o da barba. A última fotografia, que lhe vi, fez-me lembrar o Forrest Gump, na fase das correrias, e temi, por estar em terras em que seitas colhem, que passasse a ter uma legião de seguidores, convencidos que o Idílio possuía uma gnose qualquer, de que queriam beber a todo o custo, estragando-lhe assim a verdadeira essência do seu propósito.
    Eu peço desculpa, pelo aparte, que não será decerto dos mais felizes mas está-me realmente a causar alguma preocupação a abundância de referências a paisagens e eventos e a ausência de outra tão típica dos portugueses em viagem. Desde aquela alusão ao sorriso convidativo da canadiana no Parque de campismo, que muito bem terminou em reticências, mais nada!
    Espero não ofender qualquer sensibilidade recordando-lhe que português que se alargue por qualquer lado, seja em que tipo de veículo for, costuma miscigenar, seja por impulso pessoal ou genético ancestral.
    Muito orgulhosa e absolutamente rendida à sua coragem física e emocional deixo um grande abraço e este pensamento inquietante.

    ResponderEliminar
  14. entre tantos e variados comentários, o senhor dos apartes (a)parece à parte

    ResponderEliminar
  15. Caro Idílio,
    Eu praticante de cicloturismo nas terras do chocolate, onde concretizei duas vezes a viagem suiça Portugal em bicicleta, fico entusiasmado, quase diri gostava de estar como tu, é preciso estar bem físicamnete, mas ainda é preciso muito mais teres uma força psìcologica tremenda, os meus parabens, e não te digo mentire nenhuma que vou todos os dias ao teu blog para ver se escreves-te alguma coisa.
    Boa continuação, coragem e um abraço.
    Abilio

    ResponderEliminar
  16. Amigão,amanhã talvez haja beiça,mas vamos ter de esperar 24h.É nas Antas,e não vai ser fácil.Vou torcer pelo teu SLB na certeza que vais gostar duma vitória.Fica então a promessa ,irei saborear co Canas aquele nosso bom "digestivo"porque a digestão vai ser sofrida.
    Abração forte com as cores de Campo de Ourique e os aromas a gosto com os pés debaixo da mesa.

    ResponderEliminar
  17. caro ciclista, acompanho o seu blog desde o início, mas só agora comento, pois nesta sua entrada constava um erro.
    não é você que tem que agradecer, mas sim nós, que acompanhamos o seu blog, que desejamos e sentimos, com as suas palavras, que estamos ao seu lado, que sofremos com o seu cansaço, que nos empolgamos com o avistamento de um urso, que sentimos o calor humano dos amigos que vai fazendo pelo caminho...
    sim, somos nós que temos que agradecer e é com mágoa que, enquanto anónimo deste lado do monitor, nunca terei a oportunidade de agradecer pessoalmente por partilhar, de forma magistral, a sua viagem
    bem haja e força nas canetas! (entenda-se pernas e escrita)

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. ainda bem que o prazer é mútuo. Isso significa que a chama desta 'nossa' relação pode continuar bem acesa :)
    Concordo que a escrita a partir da entrada no México parece ter ainda mais qualidade, mais apurada e madura. Nem imagino como estará quando chegares à terra do fogo...ainda acredito que possas chegar ao fim da aventura já com um livro editado. Acabei de estar quase duas hora no teu blog e já quero ler o post seguinte. Isto vícia...

    ResponderEliminar
  20. Distraí-me e tu, imparável, já estás no México. Força!

    ResponderEliminar
  21. Idílio, estou aqui, de tão longe, para te dar força nesta tua GRANDE E LINDISSIMA viagem...
    Um ABRAÇO, josuérito

    ResponderEliminar