terça-feira, 6 de setembro de 2011

Ushuaia, por fim o fim...

Ushuaia, 06 de Setembro de 2011
Por fim, o fim... Treze meses e meio depois, trinta mil quilómetros percorridos, mil novecentas e quarenta horas a pedalar, cheguei a Ushuaia, “a cidade mais austral do mundo”, como se auto-intitula. Não era um sonho, como tantos me foram perguntando ao longo do percurso; tão pouco era uma “missão”; muito menos uma obsessão. Era tão-somente o desejo de viver a vida com intensidade, para além do quotidiano e da rotina, para além do estereótipo ocidental: nascer-estudar-trabalhar(“carreirar”)-reformar-se-morrer; de conhecer para além da porta de casa, do jornal, da revista, do documentário, da imagem trabalhada, seleccionada, “censurada”; de sentir. De viver outras vidas na minha própria vida. E não me desiludi, nem por um momento lamentei a decisão e estou absolutamente seguro de ter tomado poucas decisões tão acertadas na vida. Vivi muito nestes “poucos” meses. Sinto ter vivido mais de uma vida neste pouco mais de um ano. Vivi cada dia – não digo cada hora, para não exagerar nem parecer exagerado – mas senti-me transbordar tantas vezes… e nesses momentos gritava, cantava, assobiava, gargalhava, insultava, pedalava desabridamente até sentir os músculos arderem de esforço. Sentia-me flutuar, transcender-me, violar as regras físicas e pertencer a outro universo – estava louco, louco com o prazer de ser livre e poder ser louco; louco por existir, ter plena consciência de existir, sentir o prazer de existir e o sabor único da vida. Mas esta viagem não passaria de um efémero desfile de (belíssimas) paisagens e quilómetros, sem a marca profunda, tantas vezes emotiva e indelével de largas dezenas de crianças, mulheres e homens com quem me cruzei. Não os vou buscar para este epílogo, mas enquanto escrevo, os seus olhares desfilam no meu olhar; as suas vozes soam aos meus ouvidos; a sua tristeza ou alegria, pesam-me na alma – é nestes momentos que gostava de crer na vida para alem da morte, e poder esperar reencontrar cada olhar, cada voz, cada sorriso, especialmente os tristes, cada mão que apertei, cada abraço que partilhei. A todos os que me cumprimentaram, acenaram, buzinaram, deram sugestões e informações – umas vezes certas, outras erradas mas, estou seguro, sempre bem intencionadas; a todos os olhares, sorrisos, calorosos abraços, intensos apertos de mão, amistosas conversas, votos de boa viagem, boa sorte, êxito; a todos os que me acolheram, alimentaram, abriram a porta de casa e até das próprias vidas; a todos, um enorme e fraterno abraço e um eterno obrigado. A todos os que tiveram paciência para, por mais de 110 000 vezes, so far, “provar” do bacalhaudebicicletacomtodos e, em especial, aos que foram deixando lisonjeiros e estimulantes comentários, um enorme obrigado. Aos meus amigos, não preciso de lhes agradecer – por isso somos amigos… À minha família, agradecerei pessoalmente.
Sem tapete vermelho... P.S. a viagem chegou ao fim, mas ainda há mais duas ou três receitas para os interessados em bacalhau: norte do Chile, centro do Chile(?) e Argentina… estão praticamente concluídos.

34 comentários:

  1. Bravo! Começava a estranhar a falta de notícias e logo surge esta... Foi tanto pedalar que nem houve tempo para relatar...

    Cá o esperamos de volta em breve ...

    Abraço,
    Rui

    ResponderEliminar
  2. Segui à "boleia" esta emocionante viagem. Confesso a minha emoção ao ler esta mensagem. Obrigado e ... e tudo bom para ti Idílio.

    ResponderEliminar
  3. Fantástico Idílio!
    Os meus sinceros parabéns pela grande epopeia.

    Um grande abraço,
    José Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Possas... acho que estou mais emocionado que o Idílio! Ainda ontem tinha deixado um comentário estranhando a ausencia de notícias, mas acabou tudo bem.
    Parabéns companheiro.

    RPinto

    ResponderEliminar
  5. Após um mês de ausência, eis que surge sem estar preparado a ultima etapa, curta, carregada de emoção. Fica para mim um vazio, após tantos meses de expectativa por mais uma crónica descrita com tanta mestria. Cada relato é um quadro colorido, cheio de sentimentos, de sabores, de cheiros, etc.
    Desde o Alasca, sempre presente, estive e mais umas quantas centenas a seguir o trilho por milhares e milhares de km’s.
    Existe em mim um misto de felicidade do dever cumprido por um lado mas de tristeza por outro e peço desculpa desta pequena apropriação desse maravilhoso projecto.
    E agora? Fica-se por aqui ou haverá mais? Acredito que a vontade é não parar, aliás viajar desta forma cria algum “vicio”, somos contaminados pelo vírus saudável da liberdade.
    Muito Obrigado por nos permitir sonhar...
    Um Forte Abraço e Felicidades
    Paulo Modesto

    ResponderEliminar
  6. Idílio: sem palavras. vem sem pressa, andamos por cá. beijo enorme.

    ResponderEliminar
  7. Tenho vindo sistematicamente ao blog para "apanhar" novidades (por vezes, repetidamente no mesmo dia)e questionava-me se estaria tudo bem... e agora, esta notícia "de chofre". Neste momento devo agradecer as emoções partilhadas, as alegrias e as tristezas pressentidas nas suas fotos e o ter-me permitido viajar à boleia ao longo destes meses. Por último, não posso deixar de manifestar a minha alegria pela sua coragem e pelo seu êxito nesta longa jornada. Os meus sinceros parabéns e um grande bem haja.(será legítimo esperar a plublicação de um livro?...) Carlos Chaves

    ResponderEliminar
  8. Parabéns Idílio por mais esta extraordinária aventura.
    Viajar contigo "virtualmente" durante estes meses todos foi deveras emocionante, imagino o que seria "realmente".
    Fico à espera de novas aventuras e do livro relativo a esta.
    Obrigado por tudo incluindo os wallpapers nos meus PCs.
    João Afonso

    ResponderEliminar
  9. Eu é agradeço toda a partilha desta tua experiência única, Idílio. Agradeço todas as fotos e textos infidáveis e espero ansiosamente pelos relatos em falta. Parabéns e... volta sempre.

    ResponderEliminar
  10. Grande Idílio, os meus "invejosos" parabéns. Diz (tens para aí o meu mail) quando chegas que quero dar-te um abraço. Mário

    ResponderEliminar
  11. E assim foi, Idílio. Agora vamos todos esperar-te ao aeroporto, certos de que serás o mesmo, ainda que diferente por cada pormenor, sensação, momento, fruição, que estas viagens te acrescentaram.

    um bejinho e até breve, :)

    Susana

    ResponderEliminar
  12. Idílio!! Paris cá espera as tuas pernas bronzeadas para a maratona!! e eu e a Ines para te abraçarmos e dizer-te o quao as tuas palavras escritas ao longo deste périplo foram bonitas. Belo e comovente último post tb!! Fica bem Che Idílio!! Contador

    ResponderEliminar
  13. Miguel Torga dizia que, numa viagem, o mais importante não era chegar, era partir (se bem que ele nunca fez a América de bicicleta)... Mas não deixa de ser curioso que o teu último post seja o mais curto e precedido do silêncio mais longo! ;-) Muitos, muitos parabéns! Que a mesma coragem e garra que te acompanharam estes meses te acompanhem no regresso, porque o céu é o limite... *, cuida-te

    ResponderEliminar
  14. Ailô... estavam demoradas as noticias destes ultimos 578 Kms mas chegaram, grande abraço e agora... o livro

    Até um dia destes, bom regresso a Portugal.

    ResponderEliminar
  15. Complimenti Idilio!
    Seguire il tuo blog in questi mesi è stata una splendida avventura.
    Buon ritorno in Portogallo.
    A presto.
    R

    ResponderEliminar
  16. Por fim o Fim.

    Acompanhei todos os tópicos, li todos, aguardei por todos, deliciei-me com o teu passeio, com os teus relatos.
    Obrigado por me teres dado a conhecer todos estes "lugares", por teres partilhado estas espectaculares fotos.

    Tenho a certeza que tiraste o maior prazer destes ultimos 13 meses.

    Chegou o fim do "passeio", mas com uma vida nova.

    Tenho muito para te perguntar, haverá tempo. Até lá, venham as receitas em falta.

    JMorgado

    ResponderEliminar
  17. camarada, já andas pelo DN, TSF, Sol, a 22 serás recebido como medalhado olímpico

    ResponderEliminar
  18. Parabéns Idilio, prova superada!!!
    Foi uma aventura e peras, adorei ler as suas escritas de aventuras passadas, as belas fotos que ia "postando".
    Muito obrigado
    Antonio Jesus

    ResponderEliminar
  19. Muitos, muitos parabéns!
    e muito , muito obrigado pela "Viagem".

    Até breve
    Paulo

    ResponderEliminar
  20. treze meses e meio...já?! ainda "ontem" almoçámos no ouriço :-) ....que grande aventura e que alma lavada a tua e a que nos foste oferecendo, com esta generosidade e naturalidade na partilha que caracteriza os homens e mulheres bons. tens um coração grande, tão grande..estamos quase a matar as saudades ao vivo. bom regresso e até já!
    sofia

    ResponderEliminar
  21. Sem duvida um feito, a viagem que também fiz teve o seu inicio e fim, a vida mudou emigrei e ao final de muito tempo ainda alguém pedalava e se sentia tão vivo quanto eu me senti enquanto viajei. Quem sabe quando voltarei...
    De alma cheia tenha um bom repouso é o meu desejo. Samuel Santos

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  23. Parabéns pelo feito!
    Depois de mais de um ano a acompanhar este blog, com sensíveis escritos, espero que as "receitas~de bacalhau" não terminem já.
    Bom regresso "up north".

    ResponderEliminar
  24. Eu quero um autógrafo e uma foto ao pé dele.

    ResponderEliminar
  25. Idílio, como não havia notícias nos últimos tempos hoje, quando deparei com o destaque na TSF, "Português completou viagem de bicicleta pelo continente americano", foi uma autêntica surpresa. À surpresa junta-se orgulho e inveja pela coragem. Muitos parabéns e bom regresso. Abraço. Teresa Ferreira

    ResponderEliminar
  26. Parabéns pela coragem e pela vida. Acabou de ser acrescentada uma acha à fogueira que, mais cedo que tarde, me levará a semelhante existir. Bem hajas!

    ResponderEliminar
  27. Muitos parabéns e também muito obrigado por nos "levar" consigo nesta viagem fabulosa.

    ResponderEliminar
  28. Parabéns pelo objetivo cumprido. Grata pelo bom exemplo do que é a persistência. Contagem regressiva para te ver. Até já ;)*

    ResponderEliminar
  29. Estimado colega
    Foi um verdadeiro privilégio acompanhá-lo nesta viagem e poder deliciar-me com a sua escrita encantadora. Vivemos num mundo maravilhoso e cheio de beleza e na sua jornada viveu uma aventura que o comum mortal dificilmente viverá e que ficará para sempre gravada na sua memória. Aguardo o livro com o mesmo entusiasmo com que acompanhei a viagem...
    Parabéns pela audácia, pela paixão e pela escrita magnífica!

    Um abraço (Fátima Alves - INE)

    ResponderEliminar
  30. Muito parabéns, foi um prazer acompanhar a sua viagem!
    Fico como uma "pequena inveja" pois é uma experiencia unica!
    A sua determinação é exemplo do espirito Português de ir mais além, contactar com outras culturas!

    ResponderEliminar