quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Entrevista no DN

Olá, desde (quase) Chiapas.
Para depois näo haver reclamaçöes, aqui fica a seguinte informaçäo: se näo houver uma notícia de "última hora", no próximo Sábado o DN trará aquilo que se designa de entrevista com o Bacalhaudebicicletacomtodos. Mas anteçäo, depois de comprarem, näo säo aceites devoluçöes nem me venham pedir o reembolso da massa...
O Bacalhau (seco, nunca de molho)

16 comentários:

  1. olá Idílio!
    os teus relatos de viagem fazem-me lembrar poemas de modo avulso, apesar de nem sempre saber exactamente qual é a relação (cérebro e associações à 'albuquerque', talvez...) mas antecipando a tua chegada a Chiapas, aqui vai um poema de que gosto muito:

    Homens que são como lugares mal situados
    Homens que são como casas saqueadas
    Que são como sítios fora dos mapas
    Como pedras fora do chão
    Como crianças órfãs
    Homens agitados sem bússola onde repousem

    Homens que são como fronteiras invadidas
    Que são como caminhos barricados
    Homens que querem passar pelos atalhos sufocados
    Homens sulfatados por todos os destinos
    Desempregados das suas vidas

    Homens que são como a negação das estratégias
    Que são como os esconderijos dos contrabandistas
    Homens encarcerados abrindo-se como facas

    Homens que são como danos irreparáveis
    Homens que são sobreviventes vivos
    Homens que são sítios desviados
    Do lugar

    (Daniel Faria)

    bjs mil!
    Rosana

    ResponderEliminar
  2. Quase em Chiapas ?

    Não me parece bem...

    De Puerto Vallarta a Chiapas são mais ou menos 15 centenas de KMs, que tu nos estás a privar de "conhecer" !!!

    JMorgado

    ResponderEliminar
  3. Também acho. Então há tanto tempo à espera de mais uma das tuas maravilhosas descrições e tu só nos mandas esperar mais ainda para comprar o jornal? Ok, mas continuo aguardar com alguma impaciência o próximo post.

    ResponderEliminar
  4. Olha a fama a subir à cabeça! já privelegias o DN em detrimento dos seguidores, não me parece correcto! :-)))))... agora a sério, muito bom, parabéns! *

    ResponderEliminar
  5. Não vou perder o artigo do bacalhau no diário de notícias. Beijos e continua a curtir!

    ResponderEliminar
  6. o engenheiro Idílio ;-) engenheiro de almas e sonhos
    http://dn.sapo.pt/gente/interior.aspx?content_id=1732138

    ResponderEliminar
  7. E a respectiva entrevista também aqui: "A intensidade da solidão" http://dn.sapo.pt/gente/interior.aspx?content_id=1732129

    E já agora,Idilio ou alguem que tenha o seu ouvido o convença de que as propriedades de que se diz desprovido, estão lá, estão mesmo e todos nós que por aqui passamos somos disso testemunhas,este blogue é um livro em si,mas passá-lo para o suporte real com mapas, e outras memórias e reflexões seria por certo um tesouro a não perder.
    Cumprimentos, e quando puder não deixe de nos servir mais um pouco desse "alimento".
    JMeireles

    ResponderEliminar
  8. Grande entrevista! em dimensão e intensidade... mas duas imprecisões imensas:
    1. "Engenheiro"??? - não é justo! quando há hipótese para os economistas aparecereem como mais que almas cinzentas que discutem défices, roubam o glamour à classe! :-)...
    2. e se tu não tens algo relevante para pôr em livro, quem terá? e nem era necessária esta aventura!... falsa modéstia é orgulho! o que te vale é que até tens razão para o ter ;-)...
    *

    ResponderEliminar
  9. Ai ai ai... eu estou a contar com um livro, veja lá, não dê um desgosto a tanta gente que o espera :)

    ResponderEliminar
  10. Gostei.Mas junta tudo e o livro aparecerá.Os livros,o papel, aquele sentir.Dá-nos isso.Força.Abraços.
    Durães

    ResponderEliminar
  11. É claro que exitirá material mais do que válido,... e com elevada pertinência para colocar num livro.
    Outra evidência do que foi referido é que o conteúdo do blog, quer na vertente descritiva, quer de imagem, será "uma décima" parte desta tua "aventura"

    Sobre as características de que te dizes desprovido, falaremos após o teu regresso.

    Apenas outro "aparte".
    No DN, o percurso percorrido entre San Diego e Puerto Vallarta está incorrecto.

    JMorgado

    ResponderEliminar
  12. ola primo o contador ainda nao avariou?. Espero que o motor se mantanha em rodagem ate ao tojal.
    um grande abraço do primo manel

    ResponderEliminar
  13. (Agência Royters)
    ORDEM DOS ENGENHEIROS PROTESTA CONTRA IDÍLIO FREIRE

    A Ordem dos Engenheiros, através do seu porta-voz Desidério Faustino, manifestou a sua veemente indignação e não exclui mesmo a hipótese de proceder judicialmente contra Idílio Freire, o português que se encontra a atravessar a América 'de pólo a pólo' de bicicleta.

    Na origem do protesto está o artigo sobre o economista e a sua viagem, publicado no Diário de Notícias de 11 de Dezembro, em que este é apresentado como engenheiro. "Não bastavam já os engenheiros técnicos a tentar passar por engenheiros, agora também temos economistas?... Isto tem que acabar!” indignou-se o porta-voz da Ordem. “Ainda por cima, segundo o que relata no seu blogue, esse artista passa a vida em oficinas para lhe mudarem os raios das rodas, e outras coisas simples. Que belo engenheiro ele me saiu…”

    Também o secretário-geral da Associação de Pedreiros e Serventes de Portugal, Eleutério Bicudo, se mostrou desagradado com a auto-designação de Idílio Freire como “aprendiz de pedreiro”, questionando-se onde estaria ele a aprender, já que não encontrava ninguém com esse nome inscrito nos cursos de formação reconhecidos pela Associação.

    Quem, por sua vez, aproveitou igualmente a oportunidade para aparecer foi o Tino de Rans, que contactou a Agência Royters para afirmar que não é calceteiro quem quer, mas apenas quem sabe, tecendo loas sobre “esta nobre arte”. Em seguida, preparava-se para começar a cantar, mas a ligação telefónica interrompeu-se misteriosamente, facto a que somos completamente alheios.

    ResponderEliminar
  14. Se és pastor, cozinheiro, agricultor etc., mais depressa és engenheiro e dos bons, não daqueles "relativos". E também és escritor, não há dúvidas.

    ResponderEliminar
  15. (ontem, na secção DN corrige, pág. 11) No artigo publicado no DN Gente de ontem, págs. 2 a 5, "Descer as Américas a pedalar e a sentir" vem por lapso referido que Idílio Freire, português que está a percorrer as Américas de bicicleta, é engenheiro. Na realidade, Idílio Freire é economista. Ao visado e aos leitores, as nossas desculpas pelo lapso. (à Marina e ao DN, obrigado pela foto-reportagem e muito mais)

    ResponderEliminar
  16. mil desculpas aos economistas. estava tão entusiasmada com a aventura que fiz esse terrível erro. o nosso idílio já me desculpou. quando fizer a biografia do livro que vai publicar escreverá economista bem sublinhado.:D

    ResponderEliminar